Quem parte e reparte... - Tatiana Belinky - Única Leitura

Latest

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Quem parte e reparte... - Tatiana Belinky


  

      Há muito tempo atrás nas terras de um Coronel muito rico, viviam dois caipiras que eram irmãos, porém muito diferentes. Um se chamava Juca e o outro Jeca. O primeiro era bem de vida, o segundo ia de mal a pior. 

Até que um dia, não havia nada mais para comer, a única coisa que sobrou foi um ganso que nem era magro. Jeca pensou, pensou até que teve uma idéia. Pediu que sua esposa assasse o ganso. Porém não havia pão para comer com o ganso, e os filhos ficariam com fome.
Então ele pensou mais um pouco e decidiu que não iriam comer o ganso, pois ele seria um presente para o Coronel. O ganso estava com um cheiro muito bom e o Coronel estava de bom humor. Então ele pediu para que Jeca repartisse igualmente o ganso entre a família, se ele conseguisse, receberia meia saca de farinha.
Então ele conseguiu, mas o irmão de Jeca viu que ele havia ganhado algo do coronel, correu para casa e mandou que assasse cinco gansos para o coronel. O coronel aceitou, porém pediu para que ele repartisse os gansos igualmente para a família. Porém ele não conseguiu então o Coronel, pediu que chamasse Jeca. Jeca repartiu direitinho e ainda conseguiu um presente.
Qual foi o presente que jeca recebeu? Como ele repartiu os gansos da primeira e segunda vez? Qual foi o castigo de Juca, o irmão invejoso? Qual é a moral da história? Deixe-nos um comentário. 


BELINKY, Tatiana. Quem parte e reparte. São Paulo: FTD, 1994.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário