Um Ano Novo danado de Bom! – Ângela Lago - Única Leitura

Latest

domingo, 22 de janeiro de 2017

Um Ano Novo danado de Bom! – Ângela Lago



O livro conta uma história do tempo do Era uma vez... Um homem branco muito preguiçoso, que resolveu comprar escravos para fazer o seu trabalho. O branco fez uma pechincha, comprou três mulheres para serem suas escravas e ganhou uma com meses de nascida como brinde. O branco adorava uma cachaça, e no meio da viagem se embriagou e ele foi tirar um cochilo, as três mais velhas planejaram fugir, só que, quando foi pegar a menor que estava ela disparou a chorar. As três a deixaram para trás.
No caminho as irmãs elas sentiram remorso, a primeira sentiu tanto dó do neném que soltou um suspiro e virou um pássaro. A segunda sentiu um peso tão grande no coração que seus pés afundaram na terra e se transformou em uma arvore. A terceira caiu aos prantos, chorou tanto que virou um rio.  O branco viu que as escravas haviam fugido, então continuou a viagem com o neném. Parou próximo ao rio e a arvore que tinha um pássaro voando. Lá ele recebeu presentes. Da arvore, caiu uma laranja de ouro, do rio um peixe de prata e do pássaro uma pena.
Anos se passaram e a menina já estava grande, Era época de Natal, dia de receber presentes, o branco foi entregar os presentes que antes havia recebido. Para o mais velho deu a laranja de ouro, para o do meio deu o peixe de prata e para a escrava deu a pena que não tinha valor. A menina amou o presente recebido. O mais velho pro ganância resolveu abrir a laranja, pois com as sementes ele poderia plantar um laranjal e ficar rico, só que quando fez à laranja voltou a ser comum. O do meio pensou que colocando o peixe na água ele iria procriar e ele ficaria rico com os peixes de prata, só que quando o fez, o peixe voltou a ser um peixe comum. A menina colocou a pena no peito e foi dormir durante o sono ela viajou para lugares espetaculares. Ao acordar contou sobre sua viagem. Mas os outros se arderam de inveja. Tomaram sua pena, só que nada aconteceu, então jogaram ela ao vento.
Já era dia 31 de Dezembro, a menina acordou e sua pena havia sumido, então saiu em busca da pena. Um pássaro a guiou pela floresta, e tanto andou que foi parar próximo a uma arvore que vivia do lado e um rio e que tinha um pássaro pousado sobre ela. A menina começou a ouvir vozes.
O que será que aconteceu nesse momento? Que vozes eram essas? O que aconteceu com as irmãs da menina? Como foi o Ano Novo da Menina?
O livro ensina que, o valor está em quem dá e não no que é recebido. Será que damos valor no que temos? Ou nas pessoas com quem convivemos?
Livro indicado para crianças de 05 a 09 anos.


LAGO, Ângela. Um ano novo danado de Bom!. São Paulo: Moderna, 2003.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário