A mais bela de todas - A história da Rainha Má - Serena Valentino - Única Leitura

Latest

terça-feira, 17 de outubro de 2017

A mais bela de todas - A história da Rainha Má - Serena Valentino

Em comemoração ao mês das bruxas, será publicado aqui no blog alguns livros sobre bruxas. Um deles fala das verdadeira história da Rainha má, a qual nós sabemos que é uma das bruxas mais poderosa dos contos de fadas. 
O livro "A mais bela de todas", conta a história da rainha má, a madrasta da branca de neve.
Antes de ser a rainha má, ela morava com seu pai, que era um dos melhores artesãos da corte, ele fazia espelhos magníficos. Certo dia, o rei ficou sabendo de seu trabalho e foi visitá-lo, a rainha estava no poço buscando água, então o rei a viu, e no momento ele se apaixonou perdidamente. Nesse momento, ele a pediu em casamento.
Houve uma semana de festa no reino, a rainha ficou muito feliz, estava perdidamente apaixonada pelo rei, e branca de neve era considerada como sua filha. A rainha amava os dois incondicionalmente. Logo em seguida do casamento o rei teve que partir para uma guerra. No seu retorno, a tropa inimiga o seguiu. Então o rei o rei teve que partir novamente para afastá-los do castelo. Nesse meio tempo três primas do rei, que mais pareciam bruxas, foram visitar o reino, porém elas fizeram maldades com branca de neve. A rainha não tolerou tal atitude e as expulsou do reino.
Nesse período a rainha teve uma terrível surpresa. O seu espelho estava falando com ela. Dizia ser seu escravo e a mostraria qualquer coisa que quisesse. Porém a alma que estava aprisionada no espelho era a de seu pai. Que havia sido um homem perverso, que a atormentava dizendo que era a criatura mais feia da terra.
Alguns dias depois a rainha estava em seu quarto e o espelho a diz que o rei estaria morto, porém ela não acredita. Em seguida Verona, sua dama de companhia, diz que tem uma terrível noticia para informá-la, e que o rei havia morrido na guerra e seu corpo estava sendo trazido. A rainha não acreditou na noticia de imediato e caiu no choro. Ficou inconsolada, mas teve que ser forte. Sentiu um sentimento muito ruim em seu coração, uma mistura de ódio e desespero. Nesse período de luto o espelho não apareceu mais para rainha. Certos momentos ela sentia falta dele, já que ele podia ver tudo, ela gostaria de ver além dos reinos. Meses se passaram e o reino ainda continuava em luto.
 Com o tempo a Rainha sentiu-se tão dependente do espelho que não conseguia conviver sem ele, e ele sempre respondia que ela era a mais bela entre todas. Certa vez ao perguntar "Espelho mágico na parede, existe alguém mais bela do que eu?", o espelho a contrariou, pois existia outra. Essa outra mulher era sua dama de companhia, Verona. Logo a rainha a fez ir embora do castelo, para bem longe. Sua grande amiga era sua rival.
Os anos se passaram e branca de neve já era moça, então um dia ela estava sentada a beira do poço conversando com um rapaz, enquanto a rainha estava na janela observando. Ela sentiu ciúmes de branca de neve, mas pensou se esse sentimento era de mãe pela filha, ou pela beleza de branca por ter despertado o olhar apaixonado do jovem rapaz.
A rainha fez de tudo para separá-los, até que conseguiu. Nessa mesma época, sua amiga Verona reaparece agora casada com um Lorde, que conhecerá na sua missão, que a rainha havia a enviado. Nesse momento a rainha ficou inquieta, e foi ao espelho fazer sua consulta, o mesmo disse que sua amiga ofuscava a beleza da rainha. Então ela com o sentimento de saudades e terno pela amiga, ela embrulhou o espelho e pediu para que o caçador o enterrasse na floresta e nunca dissesse onde o enterrará.
Dias se passaram e a rainha ficou inquieta com a situação, sentindo extrema necessidade do espelho. Sonhava toda a noite, procurando o espelho pela floresta, cavando com as mãos nuas. Certo dia ela acordou assustada de um desses sonhos, ela acordou e suas vestes estavam sujas de lama das florestas, suas mãos estavam cheias de terra e do lado da cama havia um embrulho, ao qual, quando ela abriu se deparou com o espelho. Ela o abraçou com tanto amor e decidiu não se afastar dele jamais. Então o espelho a orientou que Verona era um risco a sua beleza.
Dessa vez ela a baniu do reino, mas antes fez com que Branca de Neve, limpasse todo o castelo como castigo, por ter falado com o príncipe. A rainha começou a ter novamente sonhos, em um desses sonhos, sonhou com as irmãs, que davam a ela uma maçã com o feitiço do sono. Até que certo dia elas deu a rainha uma poção que a fez perder o resquício de bondade que havia em seu coração. A rainha se tornou impiedosa, e nesse momento o espelho disse que Branca de neve era a mais bela.
A rainha solicitou imediatamente ao caçador para que trouxesse o coração de branca de neve. Ele obedeceu, mas o coração não era o de branca de neve. A rainha furiosa esfaqueou o caçador e teve a idéia de envenenar uma maçã. Fez a sua poção de transformação e foi em busca da moça através das sete colinas, até chegar à casa dos anões.
Para a Rainha, branca de neve estava desrespeitando a memória de seu pai, e estava tirando dela a única coisa que restara nesse mundo, o direito de ser a mais bela.  Então ela fez a moça comer a maça lá na casa dos anões. Antes de comer a maçã, a rainha a enganou dizendo que era mágica, e que realizava desejos, Branca queria muito se casar, ter o amor de sua mãe (madrasta) de volta.
Depois de comer a maçã, a Rainha teve uma terrível surpresa. As irmãs reapareceram e com uma risada maléfica disse que o feitiço que a rainha usará para se transformar em uma velha bruxa, não tinha antídoto. A rainha ficou enlouquecida e teve um ataque nervoso ao qual não conseguia parar de gargalhar.
Então os homenzinhos voltaram, e vira o velho bruxo próximo a casa, eles passaram a persegui-la, porém em uma bifurcação a rainha teve duas escolas as quais as irmãs haviam orientado. A primeira ir ao penhasco, ao qual não teria chance, e teria que pular. A segunda fugir para a floresta e de lá iria para longe do castelo e de tudo que ela conhecera. Então ela pensou bem e viu o que havia feito. Porém decidiu...

O que será que aconteceu com a Rainha? Qual foi a decisão dela? Será que ela voltou a ser boa? Gostou do livro? Se, gostou deixe seu comentário!


VALENTINO, Serena. A mais bela de todas: A história da Rainha Má. São Paulo: Universo dos livros, 2016.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário