Entre Irmãs - Frances de Pontes Peebles - Única Leitura

Latest

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Entre Irmãs - Frances de Pontes Peebles


A história se passa em Pernambuco, na região centro-leste do nordeste brasileiro nos anos de 1920. Duas irmãs, Emília e Luzia, melhores amigas, porém ambas com destinos distintos. 
As duas são costureiras em Taquaritinga do Norte, interior de Pernambuco. Emília sonha em se casar e ir morar na cidade, para ser uma dama da sociedade. Já Luzia, tem um defeito no braço, causado por um acidente quando criança. Devido a esse defeito, ela é lembrada pelos vizinhos como a moça que nunca vai casar. 
Certo dia, elas recebem a visita dos cangaceiros mais perigosos de todo nordeste, o bando do Cacará. Um homem violento, como a ave da caatinga, a qual arranca os olhos de suas presas, assim como ele. 
Cacará vê em Luzia a moça sonhadora e destemida. Então a leva para ser costureira do seu bando. Desde então Emília acredita que sua irmã está morta e que ela está sozinha no mundo. Nesse meio tempo ela conhece Degas, um rapaz da cidade e muito bondoso. Ela se apaixona por ele, e casam em seguida. 
Emília se muda para cidade e vai morar em Recife com a família de Degas. Ela tem um sogro muito sistemático e uma sogra que faz as vontades do marido. Nessa época a cidade estava passando pela revolução em que levava Getúlio Vargas ao poder.  No entanto Luzia também se casa com Cacará, ele se apaixona por ela e seguem a vida feliz pela terra escaldante e impiedosa da região nordestina. Ela e Cacará têm um lindo bebê, como fruto de um amor puro.
Mas os destinos das duas irmãs estão traçados e elas vão se reencontrar, mas dessa vez, será através da dor. Ambas com grandes decepções de vida. Emília como uma grande dama da sociedade e sua irmã como a líder do bando de Cacará. Uma história muito bonita que mostra as dificuldades enfrentadas por duas irmãs, com sonhos e ralidades diferentes, provando que o amor familiar perdura através dos anos. 

O livro entre irmãs é um livro emocionante. Vale muito a pena ler. 


O que acontecerá com a vida das duas irmãs? Deixe-nos um comentário caso tenha gostado  da indicação literária desse livro.   


PEEBLES, Frances de Pontes. Entre Irmãs.  São Paulo: Arqueiro, 2017.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário